Estamos em contagem decrescente para o início do nosso evento!

Faz download do Guia do Atleta aqui.

Atenção: O LAP50 faz parte do Campeonato Concelhio de Trail de Vila Nova de Famalicão. Se pretenderes saber mais, carrega aqui!

O que torna esta prova diferente?

Sabem quando existe um evento pelo qual esperamos o ano todo, porque participar nele, despoleta-nos aquela sensação de felicidade e bem-estar, pelo qual tanto ansiamos?

Existem alguns eventos no ano que me proporcionam esse bem-estar. O LAP é um deles, e no meu caso em é, além de especial, muito particular, porque também participo enquanto organizador.

O LAP teve a característica de ser a primeira prova na região a trilhar 50 km pelas nossas serras, um desafio, tendo em conta a dimensão do conselho e o relevo do mesmo. Contudo, graças a um esforço muito significativo de algumas pessoas, foi possível realizar um traçado com um grande equilíbrio entre natureza, aventura, beleza e a dureza própria deste desporto. Atravessando o concelho de Vila Nova de Famalicão, o LAP estende-se por zonas vizinhas, nomeadamente do concelho de Guimarães, cidade cujo Club Rotary apadrinha o nosso promotor, o Rotary Club de Famalicão.

A cultura e a história fundem-se no nosso evento. A zona de Vermoim composta pelos seus castros da idade do ferro, ou as ruínas do seu castelo escondem batalhas épicas da nossa história, desconhecidas da maior parte das gentes. Alguém imaginava que os Vikings por cá tivessem andado, e que tivessem sido responsáveis pela conquista deste castelo?

Impossível também, é não realçar a nossa zona de chegada (e partida para algumas das provas), o Parque da Devesa. Ex-libris de Famalicão, a chegada ao parque esteve não deixa ninguém indiferente, com a sua passagem pelo rio, encurtada na edição de 2023, tornando-a mais acessível, sem perder contudo o seu carisma.

Finalmente, o cariz solidário. A nossa prova nasce alicerçada nos valores do nosso promotor, o Rotary Club de Famalicão: Serviço, Ética, Liderança, Diversidade e Boa Vontade. Aquilo que fazemos apoia causas. Todos os anos escolhemos uma ou mais instituições para apoiar, envonvolvendo também a comunidade no nosso propósito.

Por tudo isto, o LAP50 é diferente. A edição de 2024 traz já algumas novidades, como a integração no circuito nacional da ATRP, consolidando assim a nossa ambição: fazer crescer o evento e torná-lo uma referência nacional.

As inscrição estão a abrir. Portanto, dia 19 de maio, contamos contigo!

Um abraço,

Milton Cabral