Estamos em contagem decrescente para o início do nosso evento!

Faz download do Guia do Atleta aqui.

Atenção: O LAP50 faz parte do Campeonato Concelhio de Trail de Vila Nova de Famalicão. Se pretenderes saber mais, carrega aqui!

Sobre o LAP50

Tudo começou com os

50 anos do Rotary Club de Famalicão

Como forma de celebrar os 50 anos do Rotary, nasceu a ideia de realizar uma prova de trail running no concelho de Vila Nova de Famalicão, que tivesse precisamente a distância de 50km.

A prova desenrola-se unindo freguesias e concelhos de Famalicão e Guimarães, percorrendo locais de elevada beleza e interesse histórico.

Com o sucesso da 1ª edição, a organização viu-se no dever de continuar o evento em 2023 e 2024.

Com a ambição de ultrapassar nesta edição os 1500 participantes, depois de em 2023 ter estado próximo, o LAP50 Ultra Trail by Rotary Famalicão quer ser uma referência nacional da modalidade.

Para isso, conta naturalmente com o apoio das suas gentes, mas também com alguns atributos que tornam esta prova singular, como o magnífico Parque da Devesa, no centro da cidade, os trilhos que exploram os montes nos concelhos circundantes, altimetria acima dos 5% D+, a passagem por locais com vestígios da idade do ferro, além de vistas magníficas sobre a região.

A edição de 2024 conta ainda com algumas novidades. Desde já a certificação da prova junto da ATRP, contando as suas três distâncias competitivas para os respetivos circuitos nacionais de Trail Curto, Longo e Ultra.

Mas não ficamos por aqui. O LAP50 faz ainda parte dos grupo fundador e organizador do 1º Campeonato Concelhio de Trail de Vila Nova de Famalicão. Este campeonato decorrerá ao longo do ano e contará com 10 eventos, sendo o LAP50 o seu primeiro e mais uma vez, com as suas três distâncias a contarem para a classificação.

Em suma, não faltam argumentos para que este evento, seja uma referência e um hino ao desporto, à amizade e à solidariedade.